Mudanças climáticas, desastres naturais
e prevenção de riscos

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ciência Viva divulga resultados da exposição e do desafio

A comissão organizadora da feira Ciência Viva em Uberlândia divulga o nome das escolas vencedoras da exposição e do desafio que foi proposto aos alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico. Com o tema “Vida e Radiação”, além da tradicional feira, os alunos tiveram de fornecer uma solução para o seguinte problema: Como evacuar a população nas proximidades de uma Usina Nuclear, como Angra I, numa iminência de um incidente em que pudesse ocorrer exposição à radiação nuclear? O plano de ação teria de ser desenvolvido dentro do contexto da cidade de Angra dos Reis, considerando dados geográficos, estatísticas e informações sobre transporte e tecnologia.

Segundo Liliane Ribeiro da Silva, da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e membro da comissão organizadora da Feira, foram inscritos 50 trabalhos. Destes, 30 foram selecionados, sendo 25 para a exposição e cinco que responderam ao desafio. A Escola Estadual Segismundo Pereira conquistou o primeiro lugar no desafio, apresentando o trabalho “Um novo conceito para segurança em evacuação”. Já o concurso da feira, na categoria A- Ensino Fundamental I, o primeiro lugar ficou para a Escola Municipal Sebastião Rangel, com o trabalho “Energia Nuclear ou Energia Hidrelétrica. A importância da preservação ambiental da nascente do Rio Uberabinha”; a escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha conquistou o segundo lugar com o tema “Concentração solar”; e a Escola Municipal Moreno ficou em terceiro lugar com o trabalho “Radiação solar”. Na categoria B – Ensino Fundamental II, o primeiro lugar foi conquistado pela Escola Estadual Segismundo Pereira, com o tema “Radiação: instrumento de vida e saúde”; em segundo lugar ficou a Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho, com a apresentação do trabalho “Radiação e suas aplicações na medicina”; e em terceiro lugar a Escola Municipal Dr. Joel Cupertino, que trabalhou o tema “Como sentimos o efeito estufa”. Na categoria C – Ensino Médio/Técnico, a Escola Estadual Messias Pedreiro conquistou o primeiro lugar, com o tema “Alimentos irradiados”; a Escola Estadual Segismundo Pereira ficou em segundo, com o tema “Raios-T: o raio-X do futuro”; e no terceiro lugar ficou a escola INEICOC, com o tema “A radiação infravermelha da vida”.

As premiações da Ciência Viva e do desafio serão no domingo, dia 23, às 10h30, durante o evento Ciência no Parque, que será realizado no Parque do Sabiá, das 9 às 17 horas.

A Ciência Viva faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desde 2009. É uma realização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), da Fundação de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (Fade) e da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). O evento conta ainda com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Mais informações com a professora Sílvia Martins, pelos telefones (34) 3239-4190 e (34) 3230-9518, no endereço eletrônico ciencia-viva2011.blogspot.com ou ainda com Liliane Ribeiro, pelo telefone (34) 9962-9802.


Museu Diversão com Ciência e Arte
Instituto de Física
Universidade Federal de Uberlândia
Telefone: (34) 3230-9517
E-mail: dicacomunica@infis.ufu.br

0 comentários:

Postar um comentário



 
Design by Adilmar Coelho Dantas | Edited by Renata da Silva Souza | Open Source