Mudanças climáticas, desastres naturais
e prevenção de riscos

sábado, 5 de novembro de 2011

Cientistas reavaliam formato de corpo do homem de Neandertal

Novas descobertas ajudaram a entender por que eles tinham pernas mais curtas

Alguns estudiosos acreditavam que as pernas curtas dos Neandertais eram daquele pelo jeito pelo clima frio onde eles viviam.

Siga a SNCT Uberlândia no Twitter


Mas agora um estudo do Centro de Anatomia Funcional e Evolução da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, coloca mais um ingrediente neste teoria. “Nosso estudo não busca contradizer as conclusões que um comprimento curto de perna é bom para prevenir a perda de calor em climas frios. O que nossos resultados sugerem é que ter a parte inferior da perna mais curta é benéfica para terrenos montanhosos como os onde os Neandertais viviam, independente do clima”, explicou ao iG Ryan Highs, pós graduando da Johns Hopkins e principal autor do artigo.

O resultado, publicado recentemente no periódico científico American Journal of Physical Anthropology, foi obtido a partir de um modelo matemático e da comparação com animais que vivem em regiões planas e montanhosas no mesmo clima.

Curta a página da SNCT no Facebook


Os pesquisadores notaram que aqueles que vivem em colinas têm pernas mais curtas que os que estão em regiões planas. “Agora nós estamos começando um projeto em que medimos o gasto energético (através de medidas de consumo de oxigênio) de seres humanos com diferentes proporções dos membros em superfícies planas e inclinadas”, afirmou Highs.

Os neandertais viveram entre 20.000 e 40.000 anos atrás na Europa e na Ásia Ocidental. Além das pernas mais curtas eles eram mais baixos e atarracados que o homem moderno.

Fonte: iG.

0 comentários:

Postar um comentário



 
Design by Adilmar Coelho Dantas | Edited by Renata da Silva Souza | Open Source